Atividades

Palestras

As Palestras Universais serão ministradas por profissionais renomados na área do setor aeroespacial ou serão apresentações de importância Institucional a respeito do Tema Central do IX FoPI: Novos Atores e Cenários em Operações Espaciais. Por outro lado, as Palestras Setoriais serão ministradas por profissionais, professores ou pesquisadores renomados a respeito de um dos Eixos Temáticos e terão como objetivo divulgar as pesquisas acadêmicas e científicas relacionadas as atividades aeroespaciais, além de promover a discussão sobre projetos de inovação do setor.

Sessões Técnicas e de Pôsteres

As Sessões estão divididas em Sessões Técnicas, que corresponderão às apresentações orais dos melhores artigos submetidos e escolhidos proporcionalmente para preencher cada Eixo Temático, e em Sessões de Pôsteres, que corresponderão aos demais artigos submetidos e escolhidos para esta modalidade de apresentação.

Todos os artigos submetidos serão avaliados e os considerados os mais relevantes serão escolhidos para apresentações orais ou de pôsteres durante o evento. Em particular, as apresentações orais terão 20 min de duração cada, distribuídos da seguinte forma: 15 min de apresentação + 5 min arguição.

Lançamento de Foguete

Durante o evento ocorrerá a Operação Barreira XXII com o objetivo de lançar e rastrear um Foguete de Treinamento Básico (FTB).

Visitas Operacionais

Durante o evento ocorrerá a atividades relacionadas com a apresentação da infraestrutura de um Centro de Lançamento e Rastreio de Foguetes. A primeira atividade visa demonstrar ao participante uma importante rotina de trabalho a respeito da medição das características meteorológicas, como temperatura, unidade, pressão e etc, por meio da Radiossondagem. Outra atividade visa apresentar aos participantes importantes infraestruturas relacionadas com lançamento e rastreio de foguetes, como Casamata, Telemedida, Radares e etc.

Edições Anteriores

Anais eventos anteriores

Novos Atores e Cenários em Operações Espaciais

O IX FoPI terá por objetivo promover a interação entre empresas, acadêmicos e instituições atuantes no segmento aeroespacial a fim de abrir novas perspectivas para cooperação entre a comunidade de especialistas e de gestão, tanto pública como privada, fornecendo um ambiente interdisciplinar para pesquisadores, profissionais, professores e alunos apresentarem e discutirem as mais recentes inovações, tendências e preocupações na área, bem como desafios práticos encontrados e as soluções adotadas acerca do Tema Central “Novos Atores e Cenários em Operações Espaciais”.



Institucional

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) do Comando da Aeronáutica (COMAER) que tem por finalidade executar e prestar apoio às atividades de lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais e de coleta e processamento de dados de suas cargas úteis, bem como executar os testes, experimentos, pesquisa básica ou aplicada e outras atividades de desenvolvimento tecnológico de interesse da Força Aérea Brasileira (FAB), relacionados com a Política da Aeronáutica para Pesquisa e Desenvolvimento e com a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais.

Notícias

Acompanhe as novidades do IX FoPI