PALESTRANTES

Cristiano Augusto Trein

Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB

Possui graduação e mestrado em Engenharia Civil, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Doutorado em Engenharia, pela Kyoto University, no Japão. Sua experiência profissional compreende desenvolvimento na área da tecnologia da informação, engenharia estrutural, pesquisa acadêmica e Administração Pública. No âmbito da Administração Pública, atuou em planejamento setorial de médio e longo prazos, projetos de desenvolvimento tecnológico, bancas de P&D, aperfeiçoamento de marcos legais, cooperação técnica junto a universidades do Brasil e do exterior, entre outras atividades. Essa atuação se deu, principalmente, nos setores energético e espacial. Atualmente, é Tecnologista na Agência Espacial Brasileira, onde ocupa o cargo de Diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da Agência Espacial Brasileira (AEB). Nessa posição, é responsável pelo planejamento do Programa Nacional de Atividades Espaciais – PNAE.

Cel Av Lester de Abreu Faria

Diretor do Instituto de Estudos Avançados - IEAV

Graduado em Engenharia Eletrônica no ITA, Mestrado e Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação no ITA. Possui curso Sistema da Gestão Da Qualidade ISO 9001, Curso de Formação de Auditores da Qualidade, Curso de Certificação de Produto Aeroespacial, Curso de Micro fabricação e construção de circuitos integrados MOSl (UNICAMP), Curso Negociação de Contratos Internacionais e Acordos de Compensação, Curso Green Belt e Capacitação em Gestão Empresarial.

Cláudio Jorge Pinto Alves

Reitor do ITA

Possui graduação em Engenharia de Infra Estrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1987). Fez mestrado “lato sensu” na ESPM em Marketing (1997). Realizou um pós-doutorado na ENAC, em Toulouse, com apoio da FAPESP, no tema: gerenciamento de tráfego (1991). Fez na ESG o curso de Altos Estudos em Política e Estratégia (1993). Atualmente é Professor Titular e participa como membro externo de avaliações de cursos pelo INEP. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Projeto de Aeroportos. Prestou consultorias eventuais ao DAC, Embraer, Daesp, Infraero, McKinsey e Petrobrás, dentre outras.

Ten Cel Eng Mário Niwa

Instituto de Fomento Industrial - IFI

Formado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mestre e doutor em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Tóquio, é pesquisador do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), desde 2005, onde atua na área de avaliação da conformidade / certificação de produtos espaciais, segurança de operações de lançamento espacial, normalização e regulamentação espacial, e coordena a estruturação de um sistema de avaliação da conformidade voltado às atividades e produtos espaciais de interesse do País. Atuou como pesquisador do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) por mais de duas décadas, até 2004, onde conduziu trabalhos na área de combustão, ignição e propulsão e chefiou as duas divisões de sistema, aeronáutico e espacial, do Instituto. Nesse período, coordenou também a nucleação e a capacitação da massa crítica na área de propulsão líquida. Essa experiência acumulada no IAE e no IFI tem sido a base para apoiar as iniciativas para melhoria da qualidade e segurança das atividades espaciais nacionais.

Marco Aurélio R de Almeida

Executivo de Vendas da AVIBRAS

Formado em Ciências Econômicas pela Fundação Vale Paraibana de Ensino (FVE) em São José dos Campos, com atuação ha mais de 17 anos no setor de Defesa e Aeroespacial. É Membro Honorário da Força Aérea Brasileira – FAB.

Maj Eng Rodrigo Larcerda

Gerente do Projeto VS-50/VLM-1 - IAE

Graduado em Engenharia da Computação pelo ITA, Especialização em Engenharia de Armamento Aéreo pelo ITA. Possui curso de MBA em Gestão Pública pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), curso de Engenharia de Sistemas e Análise e Especificação de Requisitos pela Project Performance Internacional da Austrália.

Maj Brig Ar Paulo Roberto de Barros Chã

Presidente da CCISE

Curso de Formação de Oficiais Aviadores e de Aperfeiçoamento de Oficiais. Curso de Comando e Estado-Maior, de Política e Estratégia Aeroespaciais, e é Formado em Análise de Sistemas pela PUC-RJ. Realizou o curso de Tática Antissubmarino Aeronaval e Guerra Eletrônica. Foi o Primeiro Piloto de Patrulha Anti-submarino e Operacional de Transporte Aéreo Logístico. Realizou o curso de Oficial Sinalizador de Pouso (LSO), em Norfolk(USA); É atualmente o Diretor do Departamento de Produtos de Defesa.

Cel Av Éric Cézzane Cólen

Chefe da 3ª e 4ª Seção da 3ª Subchefia do EMAER

Curso de Formação de Oficiais Aviadores e de Aperfeiçoamento de Oficiais. Curso de Comando e Estado-Maior e de Especialização em Análise do Ambiente Eletromagnético (CEAAE)(ITA); e Mestrado em Análise Operacional (ITA). Realizou o curso de Piloto de Busca e Salvamento e de Transporte Aéreo Logístico e Aeroterrestre. É instrutor do Curso Teórico de Busca e Salvamento, do Curso Doutrinário de Guerra Eletrônica e Orientador do Curso de Especialização em Análise do Ambiente Eletromagnético; Gerente Operacional dos projetos S-105 e H-36 e Coordenador das atividades espaciais no Estado-Maior da Aeronáutica.